INTRANET - Click aqui para informar seu login e senha    
Ou CADASTRE-SE (click AQUI)     
LABORATÓRIOS MULTIUSUÁRIOS - INFAR
 
 
Normas de uso do Laboratório Multiusuário 2

 

NORMAS PARA USO DO LABORATÓRIO MULTIUSUÁRIO 2 DO INFAR

MANIPULAÇÃO DE FONTES RADIOATIVAS

 

 

Este laboratório é para uso exclusivo do pessoal credenciado junto ao CNEN e que fazem parte dos departamentos de Biofísica, Bioquímica e Farmacologia da Escola Paulista de Medicina

 

Este laboratório destina-se à manipulação de fontes radioativas iniciais (adquiridas do fornecedor) e marcação inicial com a radiação gama e/ou beta (alta energia).

 

Todo frasco de material radioativo armazenado na geladeira e/ou freezer deve ser identificado. A etiqueta  de identificação deve conter o nome do pesquisador responsável pela utilização. O armazenamento deve ser efetuado corretamente, utilizando-se blindagens de acrílico para fontes beta e chumbo para gama.

 

O pesquisador responsável pela aquisição e uso do material radioativo deve preencher e manter sob sua responsabilidade a ficha de inventário de produtos radioativos, conforme instruções do Núcleo de proteção Radiológica.

 

O pesquisador que utiliza o laboratório é responsável pelo rejeito radioativo gerado.

O rejeito radioativo sólido deve ser acondicionado em saco plástico amarelo e identificado de acordo com as normas da Proteção Radiológica. A ficha de identificação deve conter data, o nome do pesquisador, tipo de radioisótopo e a estimativa da atividade. O rejeito sólido, após acondicionamento e identificação, deve ser colocado dentro da lixeira já identificada para o respectivo radioisótopo.

O rejeito líquido deve ser armazenado em bombona plástica, que deve ser identificada conforme descrito acima. Cada pesquisador deverá possuir uma bombona para cada radioisótopo.

O rejeito biológico deve ser acondicionado individualmente em papel jornal e/ou absorvente e colocado em saco plástico devidamente etiquetado e antido no freezer. Não efetue qualquer eliminação antes de que seja efetuada uma avaliação pelo técnico da Proteção Radiológica.

 

Para evitar disseminação de contaminação radioativa utilize a bancada forrada com uma camada de papel impermeável e, por cima, uma camada de papel absorvente, demarcado com fita amarela destinada exclusivamente ao uso de material radioativo. Utilize a bancada correspondente a cada tipo de radiação, beta ou gama.

 

O término de qualquer atividade com material retire o papel absorvente colocando-o junto com o rejeito sólido. Certifique-se de que não houve contaminação do ambiente de trabalho.Efetue a monitoração da capela e/ou bancada com o uso do contador Geiger e passe cotonetes molhados nas áreas assinaladas na planta da sala, esses cotonetes deverão ser contados em contador beta ou gama, conforme o radioisótopo.

 

É obrigatório o uso de luvas e avental durante o manuseio de substâncias radioativas.

 

Um dia anterior ao uso da sala o pesquisador deverá reservar a respectiva bancada, preenchendo no caderno o horário de uso.

 

Cada disciplina que utilizar o laboratório de Radioativos,  deverá ter uma cópia das  seguintes chaves:  sala, geladeira e freezer sendo responsável pelas mesmas.