INTRANET - Click aqui para informar seu login e senha    
Ou CADASTRE-SE (click AQUI)     
LABORATÓRIOS MULTIUSUÁRIOS - INFAR
 
 

 

NORMAS PARA UTILIZAÇÃO DOS LABORATÓRIOS

MULTIUSUÁRIOS DO INFAR

 


Os equipamentos multiusuários do INFAR adquiridos com recursos:

  • CAPES (pró-equipamentos)
  • CNPq
  • FAPESP (Equipamentos multiusuários – EMU, auxílios temáticos, auxílios regulares e jovem pesquisados);
  • FINEP (CT-INFRA e chamadas específicas)

Estão localizados em dez laboratórios multiusuários bem como em alguns laboratórios do Edifício José Ribeiro do Valle, a saber:

  • Laboratório Multiusuário 1 (INFAR LAB. 1) – 6º andar (Equipamentos variados)
  • Laboratório Multiusuário 2 (INFAR LAB. 2) – 6º andar (Fontes radioativas)
  • Laboratório Multiusuário 3 (INFAR LAB. 3) – 6º andar (Equipamentos variados)
  • Laboratório Multiusuário 4 (INFAR LAB. 4) – térreo (Citometria e microscopia)
  • Laboratório Multiusuário 5 (INFAR LAB. 5) – térreo (Freezers -80º C)
  • Laboratório Multiusuário 6 (INFAR LAB. 6) – térreo (Confocal, LEICA SR GSD 3D)
  • Laboratório Multiusuário 7 (INFAR LAB. 7) – térreo (cultura de células primária)
  • Laboratório Multiusuário 8 (INFAR LAB. 8) – térreo (Imagem de animais de pequeno porte e Ultrassom)
  • Laboratório Multiusuário 9 (INFAR LAB. 9) – térreo (Confocal Raman)
  • Laboratório Multiusuário 10 (INFAR LAB. 10) – térreo (Cultura de microorganismos, fungos, levedura, C. elegans; além dos equipamentos de rotina, estereomicroscópio com lasers)
  • Outros espaços:
    • 4º andar (Fotodocumentador - Lab. BioMol)
    • 5º andar (Microscópio de fluorescência) (Ante-sala da cultura de células)
    • 6º andar (Nanodrop, ultracentrífugas, 4 incubadoras horizontal com agitação, ligth scattering - Lab. BioMol)
    • Edificio de Pesquisa II - Rua Pedro de Toledo, 669 7/8º andar (Biacore T200, microscópio de fluorescência e fluorimetro)

 

Esses laboratórios são fruto do trabalho conjunto dos três departamentos que constituem o INFAR e são mantidos com recursos de pesquisa dos mesmos, e dos Programas de Pós-Graduação  do INFAR – Biologia Molecular (nota 7) e Farmacologia (nota 6). A  área física pertence ao INFAR, ou seja, aos três departamentos: Biofísica, Bioquímica e Farmacologia.

Todos os equipamentos neles localizados são de uso comum a esses departamentos, e os laboratórios abertos ao uso de pessoas credenciadas externas ao Infar e à Unifesp, exceção feita ao Laboratório Multiusuário 2 destinado a manipulação de fontes radioativas.


  1. Cada laboratório multiusuário tem um coordenador, e cada departamento elegerá um representante que estará em contato permanente com o coordenador no sentido de resolver questões organizacionais referentes à utilização dos equipamentos. Assim, para cada laboratório multiusuário existe um coordenador e um representante de cada departamento.
  2. Cada representante, manterá uma cópia da chave da sala onde estarão localizados os equipamentos.
     
  3. Este representante se responsabilizará pelos membros do seu departamento que utilizam o equipamento. 
  4.  Poderão utilizar os equipamentos todos os usuários cadastrados pelo representante de cada departamento, desde que o usuário preencha os requisitos de treinamento para utilização dos mesmos.
  5. O treinamento será oferecido e monitorado pelos coordenadores, representantes e técnicos responsáveis. Após obtenção deste treinamento, o usuário deverá demonstrar proficiência na utilização dos equipamentos. Os potenciais usuários que demonstrarem conhecimento do uso do(s) equipamento(s) estarão liberados do treinamento.
  6. A divisão dos horários para utilização dos equipamentos será realizada de acordo com a demanda. Os ususários deverão se cadastrar no site, e encaminhar a documentação solicitada onde expressa o número de horas solicitadas, o projeto de pesquisa vinculado, incluindo uma solicitação para cada bolsista de IC, mestrado, doutorado e pós-doutorado, com a justificativa do uso do equipamento. O usuário deverá fornecer os dados do financiamento daquele projeto.
  7. Os usuários deverão em todas as publicações  (trabalhos em periódicos, monografias, dissertações, teses, e comunicações em congresso) agradecer a utilização do laboratório e da agência de financiamento que concedeu o equipamento utilizado. Os usuários que utilizam os laboratórios deverão sempre incluir a CAPES que é a principal fonte de financiamento para manutenção desses laboratórios. 
  8. Os usuários deverão trazer seu material para a experimentação, incluindo CD para gravar os dados obtidos. Não é permitido o uso de pen-drive em função de possível contaminação por vírus. Estaremos providenciando no futuro um servidor para arquivo provisório dos dados e que estará ligado à rede de computadores (internet) para facilitar o envio dos resultados.
  9. Os usuários deverão zelar pelo bom uso dos equipamentos e limpeza do laboratório.