NORMAS PARA UTILIZAÇÃO DOS LABORATÓRIOS
MULTIUSUÁRIOS DO INFAR
Os equipamentos multiusuários do INFAR adquiridos com recursos:
- CAPES (pró-equipamentos)
- CNPq
- FAPESP (Equipamentos multiusuários – EMU, auxílios temáticos, auxílios regulares e jovem pesquisados);
- FINEP (CT-INFRA e chamadas específicas)
Estão localizados em dez laboratórios multiusuários bem como em alguns laboratórios do Edifício José Ribeiro do Valle, a saber:
- Laboratório Multiusuário 1 (INFAR LAB. 1) – 6º andar (Equipamentos variados)
- Laboratório Multiusuário 2 (INFAR LAB. 2) – 6º andar (Fontes radioativas)
- Laboratório Multiusuário 3 (INFAR LAB. 3) – 6º andar (Equipamentos variados)
- Laboratório Multiusuário 4 (INFAR LAB. 4) – térreo (Citometria e microscopia)
- Laboratório Multiusuário 5 (INFAR LAB. 5) – térreo (Freezers -80º C)
- Laboratório Multiusuário 6 (INFAR LAB. 6) – térreo (Confocal, LEICA SR GSD 3D)
- Laboratório Multiusuário 7 (INFAR LAB. 7) – térreo (cultura de células primária)
- Laboratório Multiusuário 8 (INFAR LAB. 8) – térreo (Imagem de animais de pequeno porte e Ultrassom)
- Laboratório Multiusuário 9 (INFAR LAB. 9) – térreo (Confocal Raman)
- Laboratório Multiusuário 10 (INFAR LAB. 10) – térreo (Cultura de microorganismos, fungos, levedura, C. elegans; além dos equipamentos de rotina, estereomicroscópio com lasers)
- Outros espaços:
- 4º andar (Fotodocumentador - Lab. BioMol)
- 5º andar (Microscópio de fluorescência) (Ante-sala da cultura de células)
- 6º andar (Nanodrop, ultracentrífugas, 4 incubadoras horizontal com agitação, ligth scattering - Lab. BioMol)
- Edificio de Pesquisa II - Rua Pedro de Toledo, 669 7/8º andar (Biacore T200, microscópio de fluorescência e fluorimetro)
Esses laboratórios são fruto do trabalho conjunto dos três departamentos que constituem o INFAR e são mantidos com recursos de pesquisa dos mesmos, e dos Programas de Pós-Graduação do INFAR – Biologia Molecular (nota 7) e Farmacologia (nota 6). A área física pertence ao INFAR, ou seja, aos três departamentos: Biofísica, Bioquímica e Farmacologia.
Todos os equipamentos neles localizados são de uso comum a esses departamentos, e os laboratórios abertos ao uso de pessoas credenciadas externas ao Infar e à Unifesp, exceção feita ao Laboratório Multiusuário 2 destinado a manipulação de fontes radioativas.
- Cada laboratório multiusuário tem um coordenador, e cada departamento elegerá um representante que estará em contato permanente com o coordenador no sentido de resolver questões organizacionais referentes à utilização dos equipamentos. Assim, para cada laboratório multiusuário existe um coordenador e um representante de cada departamento.
- Cada representante, manterá uma cópia da chave da sala onde estarão localizados os equipamentos.
- Este representante se responsabilizará pelos membros do seu departamento que utilizam o equipamento.
- Poderão utilizar os equipamentos todos os usuários cadastrados pelo representante de cada departamento, desde que o usuário preencha os requisitos de treinamento para utilização dos mesmos.
- O treinamento será oferecido e monitorado pelos coordenadores, representantes e técnicos responsáveis. Após obtenção deste treinamento, o usuário deverá demonstrar proficiência na utilização dos equipamentos. Os potenciais usuários que demonstrarem conhecimento do uso do(s) equipamento(s) estarão liberados do treinamento.
- A divisão dos horários para utilização dos equipamentos será realizada de acordo com a demanda. Os ususários deverão se cadastrar no site, e encaminhar a documentação solicitada onde expressa o número de horas solicitadas, o projeto de pesquisa vinculado, incluindo uma solicitação para cada bolsista de IC, mestrado, doutorado e pós-doutorado, com a justificativa do uso do equipamento. O usuário deverá fornecer os dados do financiamento daquele projeto.
- Os usuários deverão em todas as publicações (trabalhos em periódicos, monografias, dissertações, teses, e comunicações em congresso) agradecer a utilização do laboratório e da agência de financiamento que concedeu o equipamento utilizado. Os usuários que utilizam os laboratórios deverão sempre incluir a CAPES que é a principal fonte de financiamento para manutenção desses laboratórios.
- Os usuários deverão trazer seu material para a experimentação, incluindo CD para gravar os dados obtidos. Não é permitido o uso de pen-drive em função de possível contaminação por vírus. Estaremos providenciando no futuro um servidor para arquivo provisório dos dados e que estará ligado à rede de computadores (internet) para facilitar o envio dos resultados.
- Os usuários deverão zelar pelo bom uso dos equipamentos e limpeza do laboratório.
|